terça-feira, 27 de julho de 2010

A clássica pergunta:

" Você faz aquilo que a Shakira faz?!"

Sempre escuto essa quando sabem que faço dança do ventre, é praticamente automático.
Bom, não é culpa das pessoas mas é minha responsabilidade como bailarina de dança do ventre explicar que a Shakira não é, nunca foi e muito provavelmente não será referência na dança do ventre.

Ela é uma ótima cantora, até dança bem e é linda mas dança do ventre está muito além daquilo que ela faz. Pra começar o que ela executa de forma "errada" os passos de dança do ventre que ela coloca nas suas coreografias com quadril desencaixado, joelhos flexionados e pernas abertas (esses erros estão claros no clipe "This Time for Africa"). Sem contar que a seleção de passos ( oito pra cima, para baixo e lateral, batida de quadril e básico egípicio.) que ela faz e as sequências de dança do ventre a gente aprende nos seis primeiros meses de dança lá no comecinho na turma de básico ou iniciante A, claro que com quadril encaixado, abdômen contraído, pernas fechadas e nada de joelhos flexionados.

Antes que alguém venha de espertinho falar sobre o que não sabe quero esclarecer duas coisas:

1) Eu não tenho nada contra a Shakira, acho ela talentosíssima como cantora e dança bem quando o assunto não é dança do ventre ( ou não, mas pelo menos agrada bem o público leigo).

2) Antes que alguém vir de espertinho dando uma de entendido na área quero lhe poupar trabalho e deixar claro que essa crítica é minha de muita gente no meio da dança do ventre grandes professoras e bailarinas, todas reconhecem o talento da cantora mas alertam aos erros que ela comete quanto a dança do ventre. Não é por que ela é descendente de libanês que execute bem dança do ventre, afinal, muitos brasileiros e brasileiras não sambam e/ou jogam futebol, ok?!

Um comentário:

  1. É.. acho que ela tenta fazer uma gororoba e enfiar dança do ventre no meio..as eu Amo que amo que amo as músicas dela \o/.
    ps:sei nada de dança do ventre, mas nunca achei que aquilo fosse...kkkkk

    ResponderExcluir