quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

" Experiência não é o que acontece com você, mas o que você fez com o que lhe aconteceu."

[Aldous Huxley, escritor inglês]

Do que seriam formadas as pessoas se não fosse aquilo que lhes acontece?!
Idéias, opiniões, gostos, vontades...Nada existiria. Não passaríamos de meros coadjuvantes, nada de papel principal ou destaque.

Somos formados por cada informação que absorvemos, e como as processamos. Não basta apenas engolir, tem que digerir e separar o que é útil expelindo o resto, claro que, a formação pessoal é muito mais complexa que essa analogia barata entre captação de informação e sistema digestório.

A experiência é fruto do agir, e não o contrário. É a partir das ações que tomamos fé daquilo que aconteceu e vemos se acertamos quanto as nossas atitudes, se sim: ótimo, se não: é a hora de julgar e rever conceitos, por na balança, reforçar valores e saber lidar com conseqüências.

De nada vale aconselhar se quando chegar vez não ser capaz de ver e analisar a situação corretamente, escolher o que deve ser feito e fazer. Ah! Besteira a minha falar, ninguém faz isso todo o tempo, por mais que tente, certas horas, naquele momento a pensar com seus botões e que cai a ficha de que já remediamos a mesma situação tantas vezes para terceiros, mas que na nossa vez tudo parece tão mais complicado.

Oras, se é complicado, paciência, mas se o conselho parecia válido para situação de outra, há de ser valido para a própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário